gov.br

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF / UFC

Conheça a história do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal – NAF/UFC

O NAF, na Universidade Federal do Ceará, é resultado da parceria entre a Universidade, a Receita Federal do Brasil, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ/CE) e a Secretaria de Finanças (SEFIN) do município de Fortaleza. Em 05 de julho de 2018, em uma solenidade no Gabinete do Reitor, houve a assinatura de um acordo de cooperação técnica para a implantação desse programa de extensão na UFC. O programa inicialmente surgiu por uma iniciativa da própria Receita Federal.

Solenidade de assinatura do acordo (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Assim, o NAF/UFC começou suas atividades no mês de agosto de 2018, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Os principais objetivos do NAF/UFC são qualificar futuros profissionais da área da contabilidade e também prestar orientação e serviços fiscais aos contribuintes com menor poder aquisitivo, em um verdadeiro trabalho de educação fiscal.

O NAF/UFC iniciou suas atividades sob a coordenação da Profa. Lara Capelo Cavalcante, de dezembro de 2020 a dezembro de 2021 foi coordenado pelo Prof. Marcus Vinícius Machado, docente do Departamento de Contabilidade e pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFC, e desde Janeiro de 2022 o núcleo é coordenado pelo Prof. Eduardo Rodrigues Linhares, docente do Departamento de Contabilidade da UFC.